As categorias de iniciação do Celeiro de Ases, que abrangem do Sub-9 ao Sub-14, alcançaram resultados expressivos nas competições disputadas ao longo deste ano até o momento. As equipes coloradas somaram títulos, pódios e campanhas inéditas em torneios regionais e nacionais, em todos os campeonatos em que participaram, reafirmando o trabalho do Clube na formação integral dos atletas desde as categorias menores.
A temporada competitiva do Departamento de Iniciação começou com a Sub-14 na Brasil Soccer Cup, entre os dias 8 e 15 de março, em Macaé-RJ. A equipe, após somar vitórias sobre Palmeiras e Santos, terminou a competição na 3ª colocação, sendo eliminada pelo Flamengo, que faturou o título. A mesma geração voltou a se destacar nas semanas seguintes: entre 24 e 27 de abril, o time jogou a Taça da Amizade (torneio Sub-15 no qual atuou com a categoria Sub-14) e conquistou o título, com 100% de aproveitamento. O feito resultou no bicampeonato consecutivo do Colorado no torneio e comemoração com volta olímpica no Beira-Rio. Em junho, a categoria ainda ficou em 3º lugar na Copa Voltaço. Na campanha, teve 100% de aproveitamento na fase de grupos (13 gols marcados e nenhum sofrido), venceu o Mauaense por 4 a 0 nas oitavas e superou o Flamengo por 2 a 1 nas quartas, sendo eliminada nas semifinais pelo Santos nos pênaltis.


Em abril, a Sub-10 participou da Go Cup, em Aparecida de Goiânia, uma das maiores competições de futebol infantil do país, que reuniu cerca de 52 equipes. A categoria alcançou o 3º lugar — resultado inédito na participação do Clube na competição — após ser eliminada nas semifinais pelo Palmeiras, campeão do torneio.

Já no início de maio, a Sub-12 disputou a Copa Sarandi e terminou em 3º lugar. A mesma categoria fechou julho em destaque: na New Cup, realizada em Cascavel, entre os dias 15 e 30 do mês, o time foi campeão. Na trajetória do título, o Inter eliminou o Grêmio nas quartas, por 3 a 0, superou a CAAF na semifinal, por 4 a 0, e venceu o Coritiba na final, por 3 a 2.

Entre 6 e 8 de junho, a cidade de Imigrante sediou a 3ª edição da Taça Imigrante de Futebol de Base, que reuniu 24 equipes e cerca de 500 atletas. O Inter teve duas colocações no pódio: a Sub-9 terminou em 3º lugar e a Sub-11 ficou com o vice-campeonato da competição.
O mês de julho foi intenso para as categorias que atuam no Sub-11 e Sub-13. Na Leme Cup (8 a 13/7), a Sub-11 finalizou entre os oito melhores — a melhor campanha do Clube na história de participações do Inter no torneio. Poucos dias depois, na Copa São Ludgero (2 a 26/7), em Santa Catarina, a Sub-11 conquistou o título com vitórias sobre adversários de tradição, como Juventude, Atlético-MG, Cruzeiro e Goiás. Na mesma competição, a Sub-13 fez campanha invicta e terminou como vice-campeã, perdendo a decisão para o Santos nos pênaltis.